Olá amigos

Hoje começamos nossa conversa falando do futebol internacional (Copa do Mundo); mas, ainda falaremos do Campeonato Brasileiro da Série A e do futebol amazonense que precisa ressurgir, urgentemente, necessitando de uma sacudida, a começar pelo interior…e Itacoatiara estará em foco.

FIFA e a Copa da Rússia

Fifa divulgou hoje, segunda-feira (16), a atualização de outubro do ranking de seleções, sendo essa a classificação usada para definir o pote de cada país no sorteio dos grupos da Copa do Mundo da Rússia, marcado para próximo dia 1º de dezembro, em Moscou.

A Alemanha puxa a fila dos sete primeiros colocados, que, juntamente com os anfitriões russos, serão os cabeças de chave do Mundial. Além dos atuais campeões, estão garantidos no pote 1 o Brasil, que mantém a segunda colocação, seguido de Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e França.

Ao contrário das últimas edições da Copa, a Fifa utilizará o ranking como base para dividir todas as seleções para o sorteio. Antes, somente os cabeças de chave saiam da lista. As demais divisões eram feitas por regiões. Já são 23 países classificados para o Mundial na Rússia. Restam nove vagas, que estão sendo disputadas por outras 20 seleções. Os jogos da última rodada das eliminatórias africanas e os confrontos das repescagens não entrarão na conta.

Além das seleções do pote 1, outros cinco países classificados – Espanha, Inglaterra, Colômbia, México e Uruguai – também estão garantidos no pote 2, pois não podem ser ultrapassados por mais de três seleções que ainda estão na briga. Pelo mesmo princípio, estão confirmados no pote 3 as seleções de Egito e Irã, assim como Panamá, Coreia do Sul e Arábia Saudita ficam no pote 4.

As demais seleções dependem das definições das repescagens, europeias e mundial, e das eliminatórias africanas para conhecerem em quais potes estarão. Com a boa campanha no torneio classificatório sul-americano, o Peru ganhou duas posições no ranking e entrou no Top 10. Caso passe pela Nova Zelândia e garanta a vaga na Copa, Paolo Guerrero e cia. ficarão no pote 2.

A Fifa ainda não divulgou detalhes do sorteio. No entanto, além do ranking como referência, manterá outros critérios. Com exceção dos europeus – limitados a dois por grupo –, equipes da mesma confederação não podem estar na mesma chave.

As últimas vagas para a Copa do Mundo serão definidas nas duas primeiras semanas de novembro. Amanhã, terça-feira, de manhã, serão sorteados os quatro confrontos da repescagem da Europa, com Suíça, Itália, Dinamarca e Croácia em um pote e Suécia, Irlanda, Irlanda do Norte e Grécia em outro.

A repescagem mundial está definida com Austrália x Honduras e Nova Zelândia x Peru. As três posições restantes sairão das eliminatórias africanas. Tunísia, Marrocos e Senegal são líderes de seus grupos e precisam apenas de um empate para carimbarem o passaporte, mas a República Democrática do Congo, Costa do Marfim, África do Sul, Burkina Faso e Cabo Verde ainda sonham – essas últimas três na mesma chave.

Bahia atropela o líder

Com a vitória sobre o Corinthians por 2 a 0, em Salvador, na Fonte Nova no domingo, o Bahia provocou a manutenção do Timão na ponta da tabela do Campeonato  Brasileiro, fazendo com que o Grêmio se aproximasse um pouco da ponta da tabela, com a diferença caindo para 9 pontos em prol dos corintianos.

Os resultados da 28a. rodada:

Cruzeiro 2 x 1 Ponte Preta; Vasco 1 x 0 Botafogo; São Paulo 2 x 1 Atlético PR; Fluminense 1 x 0 Avaí; Sport 1 x 1 Atlético MG; Atlético GO 1 x 3 Palmeiras; e Bahia 2 x 0 Corinthians.

A conclusão da rodada se dará hoje (segunda) com a partida entre Santos x Vitória, na Vila Belmiro.

Agora a classificação do G-7 para a Libertadores tem a seguinte ordem:

Corinthians, com 58; Grêmio, 49; Santos, 48; Palmeiras, 47; Botafogo e Flamengo, com 43 cada.

Itacoatiara quer ressuscitar seus esportes.

Conversando com vários amigos, contemporâneos e mais jovens, na minha passagem por Itacoatiara, recentemente, pude constatar a ausência da prática de várias modalidades esportivas que, outrora já foram de grande sucesso, principalmente, as de quadras, a partir da  quadra do Botafogo construída a quatro mãos, graças o esforço de abnegados atletas dentre eles: Agenor Prado, Zé Paiva, João Lira, Delson Grana, Paulo Menezes, Kelly Paiva, Antero Serudo e tantos outros que abraçaram a causa.

Conversamos e lamentamos a derrocada do futsal, vôlei, basquete, ciclismo, natação, e que agora precisam renascer como um meio de proporcionar à juventude um caminho pelo qual eles possam caminhar em busca de melhorias de suas condições de vida.

Ouvi várias reivindicações de amigos e de jovens que desejam adquirir, através da prática esportiva, meios que os levem ao sucesso e a uma convivência mais salutar com a sociedade… Quantas equipes de futebol de salão existiam àquela época?

… E eram poucas as quadras: Herculano Castro e Costa, a do Luso, a do Botafogo, e quantos craques surgiram? Lira, Zé Paiva, Kelly, Batista, Paulo Menezes (pai do coronel Vital), Hugo Alves, Antero, este modesto colunista, alguns garotos do Torpedo da Colônia…

O Voleibol, também, tinha craques, o Basquete, o Ciclismo, o Pedestrianismo…

Em novembro vou reunir amigos e ex-atletas em Itacoatiara e vamos oferecer nossa ínfima colaboração para mostrar às autoridades o que é possível realizar para dar à sociedade uma juventude sadia, sem o caminho do vício. E isso é possível sim, convocando o empresariado local para um mutirão do “Bem Estar” formando craques.

Um exemplo disso é a equipe de futebol feminino do Penarol, liderada pelo grande Illa Rabelo.

Vamos devolver o grande Náutico, o Brasil, o Luso Brasileiro, o Fast Clube…de onde saíram craques com Sabazinho, Farofa, Dunga, João Batista, Clóvis Ausier, Lira, Nandinho, Álvaro (o querido Boca de arraial), o Holanda, o Abílio, Major, Sílvio Joelson, Piquitinha, Zé Gaveta, Grana, Zé Arlindo, o grande Valdomiro, Valdir, os Prados Nilo e Raimundo, Kelly e tantos outros.

Tendo vontade e competência… A gente faz! Por que ajuda não faltará, não é Paulo Figueiredo, Raimundo Silva, Daniel Macêdo e tantos outros.

Deixe um comentário