‘DITADURA FOI UM GRANDE ERRO’, DIZ JUIZ SÉRGIO MORO

“Duas semanas após o secretário de Economia e Finanças das Forças Armadas, general Antonio Hamilton Mourão, defender a intervenção militar como resposta à corrupção no país, o juiz da 13ª Vara Federal em Curitiba, Sergio Moro, disse ontem que a ditadura militar foi um erro na História brasileira. O juiz, no entanto, elogiou o trabalho das Forças Armadas.

— Os cidadãos brasileiros recuperaram, em 1985, todos os seus direitos e liberdades democráticas, depois de 20 anos de ditadura militar. As Forças Armadas tiveram um importante papel na História do Brasil — disse o juiz, mencionando o papel das tropas para a independência do país e integração territorial. — Mas esse período da ditadura militar foi, e não há dúvida disso, um grande erro. A resposta aos males democráticos, como a corrupção, é o aprofundamento da democracia. É o caminho a ser seguido.

O juiz disse acreditar que “a Lava-Jato está chegando ao fim”, ainda que existam “casos relevantes” para julgamento em Curitiba.

Para o magistrado, investigações sobre contratos da Petrobras estão perto de se encerrarem porque “as pessoas que pagavam, a grande parte já foi processada; as pessoas que receberam e não tinham foro privilegiado, igualmente” (O Globo, hoje).

Deixe um comentário